Fichamento
Paulo J. Krischke
FICHAMENTO:
1) O texto de Paulo J. Krischke, Professor do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (DICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi escolhido como referencial teórico do Projeto de Pesquisa por apresentar correlação com o tema escolhido para pesquisa, qual seja: “Participação política da Juventude”.
2) O Artigo foi entregue em 30 de Setembro de 2004 e aceito em 20 de Outubro de 2004, apresenta possíveis mudanças, e características atuais da cultura política dos jovens no Brasil, por intermédio da análise dos dados de pesquisa nacional por “survey”: (uma pesquisa survey pode ser: levantamento; sondagem. 1. Estudo de pesquisa de mercado (market research) que formula perguntas a fim de receber informação sobre atitudes, motivos e opiniões. Esses estudos podem ser feitos frente a frente, pelo telefone ou pelo correio. 2. Coleta de dados por amostragem, por exemplo, questionando um grande grupo de cônjuges sobre os fatores da felicidade conjugal; sondagem de opinião pública.), “Perfil da Juventude Brasileira” – datada de novembro de 2003, pelo Instituto Cidadania de São Paulo. Este artigo faz comparação de dados e resultados e interpretações de outras pesquisas anteriores, também realizadas por “survey”, sobre cultura política, e sobre a juventude, tanto no Brasil como no exterior. 3) O artigo está dividido em duas partes, a primeira examina a adesão ou não dos jovens à democracia. A segunda parte considera outros menos convencionais sobre a participação política, centrados na adesão a valores, práticas associativas, e outras orientações e atividades emergentes entre a juventude.
4) Segundo o autor é importante pesquisar este tema sobre cultura política pois proporciona levantamento de dados sobre a disposição das pessoas de apoiar o regime democrático, apesar das eventuais decepções com os partidos políticos ou com