Projetos e Processos
Anhanguera Educacional
Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado a Logística II
Resumo do Capítulo 3. Técnicas de Gerenciamento de Projetos
Áreas de Conhecimento da Gerência de Projetos
1. Gerenciamento de Integração do Projeto:
Faz-se presente principalmente: no desenvolvimento do termo de abertura do projeto, no desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto, na orientação e gerenciamento da execução, no monitoramento controle, no controle integrado de mudanças e no encerramento do projeto. O projeto precisa ser visto como um todo e qualquer alteração quanto a custo, tempo e qualidade, altera diretamente os demais.
2. Gerenciamento do Escopo do Projeto:
Deve-se atentar para todos os pontos descritos no escopo e os pontos que surgirem que não estão dentro do escopo do projeto, o gerenciamento de escopo do projeto tratam de todas as ações relacionadas de que o projeto deve entregar. A verificação do escopo formaliza a aceitação das entregas e o controle de escopo acompanha as mudanças.
3. Gerenciamento de Tempo do Projeto:
Sua missão através dos seus processos é finalizar o projeto no prazo estabelecido, concluir as tarefas dentro dos prazos e não comprometer o prazo final do projeto. O gerenciamento de tempo do projeto também analisa a estimativa do esforço empreendido em cada tarefa bem como a quantidade de recursos para cada atividade.
4. Gerenciamento de Custos do Projeto: Trata do custo necessário para execução do projeto, neste levantamento o projeto deve ser visto como um todo levando em consideração os recursos humanos ou físicos. O controle de custos deverá estar atento para qualquer mudança no escopo do projeto levando em consideração também custos adicionais como, por exemplo, horas extras. Saber quanto irá gastar é muito importante, pois poderá indicar se o projeto é viável ou não.
5. Gerenciamento da Qualidade do Projeto:
Trata dos requisitos relativos à qualidade