Cerimonial Publico
PROFESSORA: Iracilene Carvalho Ferreira
Aluno:
ATIVIDADE 4
Compreende-se cerimonial como uma forma de comunicação, que está inserida nos eventos com o intuito de organização. Mas, além disso, visa nortear o comportamento social considerando as culturas que se fazem presentes na cerimônia, sem deixar que o preceito da modernização globalizada interfira de forma errônea no correto exercício de modo a não conter falhas do uso dos manuais e procedimentos legais existentes.
Lordão propõe que universidades devam ter manuais de normas e procedimentos protocolares do cerimonial, auxiliando gerações futuras e também aos atuais administradores em cerimoniais públicos, cabendo a estes incumbir de funcionalidade ao cerimonial com a formalidade necessária.
Algo que não pode pasmar despercebido é a oratória, a qual agrega qualidade, enriquecendo as solenidades durante o cerimonial.
Podemos ver também a importância do estudo de todos os elementos e características pertencentes à instituição e ao cerimonial público, para ser fidedigno aos padrões tradicionais contribuindo para a continuidade do respeito institucional, uma vez que a imagem da instituição pode ser prejudicada, dependendo dos erros que possam ocorrer durante seus cerimoniais, ordenado à existência social dos envolvidos, das comunidades e da relação dessas com o formalismo e a hierarquia do cerimonial público, ou seja, a prática do profissional de Relações Públicas no setor cerimonial de qualquer instituição é uma forma estratégica de atuação.
Gostaria de apontar algo que não foi discutido no fórum. A importância de um setor de comunicação, para que o cerimonial de uma organização (pública ou privada) esteja alinhado, com a visão e interesse da maior autoridade da organização, assim, os “cerimonialistas” devem manter-se pautados sobre todos os assuntos e acontecimentos interessantes dele, servindo o protocolo utilizado pelo cerimonial como complemento às ações de