Cereais
Cereais Antigos
&
Utilizações Modernas
Índice
I. Introdução 4
II. Semear à mesa para colher saúde 5
1 - Porque utilizar cereais? 5
2 - Cereais: integrais ou refinados? 6
III. Cereais tradicionais, seus benefícios e utilizações 8
1) Benefícios dos cereais 8
IV. Bibliografia/Webgrafia 9
I. Introdução
A utilização de cereais na alimentação é um lugar-comum nos dias de hoje. Mas este tema tem sido debatido desde o início dos tempos. E porque utilizar este cereal? Mas como é que é a melhor utilização? Faz bem à saúde? Não devo comer tantas farinhas? Bem, perguntas como estas entram em todas as conversas de cereais e outras mais ou menos científicas.
Durante muito tempo os cereais como trigo, arroz, milho, centeio e aveia têm sido elementos dominantes nos hábitos alimentares sendo amplamente consumidos no mundo inteiro e em uma enorme variedade de produtos e formas.
Um exemplo disto é o facto de estas sementes serem as principais fontes de energia (amido) e proteína para as populações carenciadas do mundo inteiro. Destacam-se os cereais (sementes de gramíneas, como o trigo, o milho, o centeio, o arroz), consumidos inteiros ou reduzidos a farinhas, que se usam em inúmeros preparados, desde papas a pães e outras massas. As sementes de leguminosas (favas, feijões, soja) são armazenadas geralmente secas e depois demolhadas, cozidas individualmente ou integrando pratos mais complexos, funcionando então como fonte de energia e de proteína.
II. Semear à mesa para colher saúde
Desde sempre a utilização de cereais fez parte integrante da alimentação. Isto é um facto, é certo, mas e quais os cereais? Nas sociedades ocidentais, a utilização das sementes querem-se para obter uma alimentação rica, equilibrada e variada. Mas não só isso como também para melhorar todos os aspetos da nossa saúde.
Hoje em dia, uma alimentação cuidada e regrada, ganha adeptos a uma velocidade que se pode dizer proporcional ao número de pessoas que tendem a ter