Gestão por Competência
Resumo
Este trabalho visa demonstrar a importância de um modelo de Gestão por Competências na busca constante por resultados positivos na empresa e na adaptação as mudanças constantes que ocorrem neste mundo globalizado, a fim de conseguir maior poder de competitividade.
1. Introdução
Em um mercado altamente competitivo, onde o diferencial é certamente os Recursos Humanos, as empresas procuram através da estratégia da Gestão por Competências colocar os Colaboradores certos no desempenho de Excelência na função à qual melhor se compete, alinhados aos valores essenciais da empresa.
2. De onde surgiu a Gestão por Competências
O sistema de Gestão por Competências surgiu da necessidade das empresas se tornarem mais competitivas em um mercado globalizado, sendo que a competência é necessária para o recurso humano poder desempenhar sua função de forma correta.
No entanto a gestão de competência está atrelada ao Conhecimento, habilidade e atitude, os seres humanos poderão desempenhar bem uma função ou outra, sendo conhecimento, a parte teórica onde ele aprende em uma instituição de ensino, habilidades, é a parte prática, aquilo que o ser humano desempenha no seu dia a dia, e atitudes, são as emoções, os valores e sentimentos das pessoas.
As empresas já perceberam há bastante tempo que apenas os conhecimentos e as habilidades de um colaborador não são suficientes para o sucesso do desempenho de uma determinada função. Conhecimento e habilidade são importantes, mas somadas as atitudes desse colaborador, é o que determina o sucesso profissional de um profissional na empresa.