CEP - Qualidade
No Brasil, o representante junto à ISO, é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Em 1994, ano da primeira revisão, 73 países de maior PIB mundial já tinham adotado a ISO 9000 como norma nacional (MARANHÃO, 2005).
O uso das normas ISO tem por objetivo elucidar as diferenças e a relação existente entre os principais conceitos da qualidade e fornecer diretrizes para escolha e aplicação de outras normas da série. Em 2000 foi publicada a nova série de normas ISO 9000. De acordo com o Comitê Brasileiro da Qualidade 25 (ABNT/ CB 25, 2000), as normas ISO 9000 não se restringem apenas ao cliente, mas abrangem toda a organização, no envolvimento das pessoas; na abordagem dos processos que conduz a resultados mais concisos e melhor utilização dos recursos; na parceria com os fornecedores e na melhoria contínua da empresa, colaboradores, processos, produtos e clientes. Foi devido ao surgimento da primeira norma ISO 9000 que se intensificou fortemente a importância da qualidade no âmbito empresarial (BATEMAN e SNELL, 1998, p. 462).
O objetivo inicial da ISO 9000 foi permitir o reconhecimento internacional dos sistemas de qualidade aplicado nas empresas. A Gestão da Qualidade Total – conceito consolidado no Japão Total Quality Control (TQM), iniciada por Feigenbaum na década de 70, tem como