direito
Profª Márcia Arruda
1. Introdução:
Demanda e Oferta estão ligados às idéias de mercado, fatores de produção, bens, serviços e preços. Demanda diz respeito a quem procura algo para consumir, seja em bens, serviços ou fatores. Oferta refere-se ao ato de colocá-los à disposição de quem os deseja. As trocas ocorrem nos mercados de bens e serviços ou de fatores, cuja expressão monetária são os preços.
Nossa atenção, a partir daqui, estará fixada no MERCADO DE BENS E SERVIÇOS. Estudaremos a procura, a oferta e a determinação do equilíbrio (em preço e quantidade) dos bens e serviços produzidos em nossa economia.
2. Demanda (ou Procura) de Mercado:
É a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores estão dispostos ou aptos a adquirir, num determinado intervalo de tempo.
Entre os fatores que influenciam a Demanda, temos:
a) Preço do próprio bem (pi);
b) Preço dos bens complementares (pc);
c) Preço dos bens substitutos (ps);
d) Renda (R);
e) Gosto ou preferência do consumidor;
f) Moda e Propaganda;
g) Datas comemorativas;
h) Fatores climáticos;
i) Expectativas, etc.
Como a quantidade demandada pelo consumidor depende dos fatores acima, que são mensuráveis em sua maioria, conclui-se que se pode atribuir à demanda uma função. A FUNÇÃO DEMANDA é, tradicionalmente, colocada da seguinte forma:
Qdi = f ( pi , pc , ps , R, ...)
Lê-se: a quantidade demandada do bem i é função do preço do próprio bem, do preço dos bens complementares e dos bens substitutos, da Renda, entre outros fatores.
No estudo dos fatores que determinam a demanda, faz-se uso da hipótese coeteris paribus, que consiste em considerar todas as demais influências constantes, quando da análise de uma variável.
O gráfico da FUNÇÃO DEMANDA é representado por uma curva decrescente:
Pi Função Linear Pi Função Exponencial
Pi = preço do bem i qdi =