Humanismo
Humanismo
Representante: Carl Rogers
A proposta rogeriana é centrada no aluno. Sendo assim, a ideia central é a criança deve se desenvolver sem intervenções.
Premissa: Os sujeitos possuem a tendência para o desenvolvimento, no entanto eles podem receber interferência do meio, proporcionando uma interação do sujeito com o meio.
Segundo Rogers, o ensino é centrado no aluno e caberá ao professor dar assistência aos alunos, uma vez que ele é o facilitador da aprendizagem.
O Humanismo também enfatiza relações interpessoais, as quais criam possibilidade do desenvolvimento da personalidade e dos processos de construção e organização pessoal da realidade em sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada.
Homem
O homem é um ser único que se encontra em processo contínuo de descoberta do seu próprio ser. Não há modelos prontos e nem regras para seguir, uma vez que o homem não nasce com um fim determinado, mas goza da liberdade plena e se apresenta como um projeto permanente e inacabado.
O objetivo do ser humano é vir-a-ser e a autorealização, ou seja, uso pleno de suas capacidades e potencialidades.
Mundo
O mundo existe por que o homem existe, ou seja, o mundo é produzido pelo homem, partindo da sua percepção, recebendo estímulos e experiências e atribuindo-lhes significado. O papel do mundo é criar condições de expressão para cada pessoa.
O homem interpreta o mundo, portanto, há por um lado a interpretação pessoal do mundo e o mundo objetivo, os quais não coincidem necessariamente.
Sociedade – Cultura
Rogers não trata da sociedade especificamente, mas para ele o homem não deve, de forma alguma, minimizar o papel desempenhado pelo subjetivo. A única autoridade necessária aos indivíduos é a de estabelecer qualidade de relacionamento interpessoal.
E ainda, não aceita um projeto de planificação, o controle e manipulação das pessoas.
Escola e o Ensino-Aprendizagem
Possui as seguintes características:
1)Deverá respeitar a criança tal como ela;
2)