Centro Universit Rio UNA
Relatório
No dia 17 de março de 2015, a turma de estética e cosmética do 1º período realizou uma visita acompanhada do professor Wander, ao museu de Artes e Ofícios, localizado na praça da estação (Praça Rui Barbosa, s/n° - Centro – Belo Horizonte -MG) . O museu foi inaugurado em 14 de Dezembro de 2005, é o primeiro e único da América Latina dedicado integralmente ao tema do trabalho de artes e ofícios com peças das mais variadas profissões do século XVIII ao XX. O museu é composto a partir da doação ao patrimônio público de uma coleção de mais de 2.000 peças originais do século, pela empreendedora cultural Ângela Gutierrez.
A visita iniciou-se as 9h30m com vídeos contando-nos a história do mesmo, de como ele foi planejado, das pessoas que contribuíram para que hoje pudéssemos conhecer este grande patrimônio cultural. Logo em seguida a turma foi dividida em dois grupos, pois como o tempo seria curto e não daria para conhecer tudo, assim ao final poderíamos compartilhar nossos conhecimentos adquiridos.
Sobre este passeio, notei algo bastante interessante, nas placas indicativas sobre os objetos ali expostos, continha um diferencial, escrita em braile para cegos. Ao lado das peças expostas existiam telas interativas que explicavam a história e o desenvolvimento de cada ofício. O fácil acesso para qualquer pessoa também é um diferencial, com rampas e banheiros adaptados para deficientes.
Um objeto que me chamou atenção, foi o Lambe-lambe, Os fotógrafos lambe lambe eram fotógrafos anônimos e populares , que desenvolviam suas atividades em praças e jardins públicos do Brasil.
O lambe-lambe desenvolvia seu trabalho com uma câmera-laboratório: uma caixa de madeira com uma lente apoiada num tripé. A câmera era dividida em duas partes, sendo que a inferior continha os dois banhos, revelador e fixador, que eram utilizados ao mesmo tempo, para o processamento químico de filmes e papéis. As