TAREFA EXPERIMENTO 2
1)Para a montagem da Figura 1 do roteiro de coleta de dados, mostre que, quando a ponte está equilibrada (IG=0), R1Rd = R2Rx.
A montagem da figura representa uma ponte de wheatstone, ou seja, uma disposição tal de 4 resistores que faz com que a corrente entre os pontos do galvanômetro seja zero. Para que isso seja feito a relação R1*Rd=R2*Rx deve ser encontrada (teoricamente). A parte 1 do experimento foi responsável por provar que essa condição seria obedecida, onde foi observado um valor de 99 ohms ao zerar a corrente do galvanômetro, próximo dos 99,2 ohms esperados.
2) A partir dos valores medidos (com ohmímetro) e do valor de Rd para IG=0, calcule, com a devida propagação de erros, um valor para Rx.
Rx = 101,3 +/- 8,4 ohms
3) Linearize o modelo para o Termistor.
A linearização do gráfico para o termistor se dá através da retirada da função logarítmica natural dos dois lados. Então: lnRntc = lnA + B/T
4) Monte uma tabela de 1/T, RNTC e ln(RNTC) (ln = logaritmo na base e). Certifique-se de fazer as transformações e propagações de erros apropriadas. Atenção: T deve ser convertido de graus Celsius para Kelvin antes de fazer 1/T.
5) Com esses dados, faça um gráfico de ln(RNTC) versus 1/T e obtenha os coeficientes linear e angular do gráfico resultante.
6) Faça um gráfico com os dados de Temperatura e Resistência sem linearização (mostrando claramente a forma exponencial da curva). Adicione neste mesmo gráfico uma função exponencial utilizando os coeficientes linear e angular obtidos no item anterior. Observe se a função que foi traçada corresponde aos dados experimentais. Dessa forma, observe o acordo entre os coeficientes obtidos e os dados experimentais sem a linearização da curva.