CENTRO UNIVERSIT RIO CLARETIANO
Elana santos Donato
João Carlos
Jessica
Resumo: Projeto de pesquisa
Tema: A dança e sua contribuição no processo Educacional Tema específico: A dança e sua contribuição no processo Educacional nas series iniciais do ensino fundamental II (6° e 7° ano)
A dança e sua contribuição no processo Educacional.
A dança vai muito além de movimentos sincronizados ou não. Dançar não e apenas mexer com o corpo ou uma simples maneira de se adquirir habilidades. A dança e uma atividade física na qual se trabalha os músculos, a melhora psicomotor, a socialização, agilidade, equilíbrio, percepção, auto-estima e contribui para o aprimoramento das habilidades já adquiridas pelos indivíduos.
Assim a dança deixa de ser apenas resultado de movimentos e ritmos e adquire harmonia e características próprias. “Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independentes do som que se ouve, e até mesmo sem ele.” (http://www.brasilescola.com/artes/danca.htm).
Mas porque a dança no contexto escolar?
Alguns estudiosos acreditam que a dança e tão importante quanto a alfabetização e o processo continuo de aprendizagem, pois a expressividade que há nela ocorre de maneira livre,prazerosa,direta e de forma reflexiva levando o educando a se movimentar e a se descobrir através das potencialidades existentes em seu corpo através de ações concretas,simples e que geram alem de todos benefícios o bem estar e a inclusão social.
[...] a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres [...]. Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade (PEREIRA et al 2001, p. 61) .
Nesse contexto, utilizar a dança dentro das escolas como