Centro Universit Rio Claretiano
Bacharelado em Educação Física
Disciplina: Antropologia, Etica e Cultura
Rosely Novais de Souza RA: 1107698
Seabra
Agosto de 2014
ROSELY NOVAIS DE SOUZA
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
CURSO: BACHARELADO EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: GINASTICA E ACADEMIAE ACADEMIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PROFESSOR: EDUARDO SCHNEIDER MACHADO
ALUNA: ROSELY NOVAOIS DE SOUZA
RA:1107698
AGOSTO DE 2014
Atividade no Portfólio
1)Quais os objetivos dos métodos francês, sueco, alemão e calistênico de ginástica?
Método francês: teve como objetivo forma por um conjunto de exercícios com movimentos conduzidos, no qual a contração muscular prolongada agia continuadamente durante a amplitude do movimento. O método francês preocupava-se com o aperfeiçoamento motor, considerando as dimensões anato/fisiológicas, dando ênfase nas qualidades físicas mais utilizadas na vida cotidiana. Na França, a manifestação das práticas gímnicas corporais apresentou várias interfaces, “perpassando pela técnica e utilidade dos exercícios, objetivando o treino de soldados e de civis e, também, pela disposição e interesse em compreender a exercitação corporal sob rigorosa investigação científica”.
Método Sueco: Seu objetivo era desenvolver o corpo humano por meio de exercícios racionais, sempre partindo dos mais simples para os mais complexos. Percebemos que o método sueco desenvolvia, além do físico, aptidões racionais e pedagógicas, mas ao mesmo tempo rígidas com a influência militar nos exercícios, como, por exemplo, as marchas e os exercícios formais.
Método Alemão: o seu objetivo era executar em aparelhos e em contato com a natureza, tendo um caráter pedagógico, de formação moral e disciplinar, e que houve também a introdução