Trabalho Ciencias
Os moluscos apresentam um padrão básico de organização, o corpo é dividido em três regiões: cabeça, pé e massa visceral. Apesar do nome moluscos, vir de: corpo mole, muitos apresentam conchas calcárias, produzida pelo manto, é a epiderme desse órgão que esconde o carbonato de cálcio, formador da concha. Lulas possui concha interna e reduzida e nas lesmas, são ausentes. Possui aparelho digestório completo e o primeiro a apresentar sistema circulatório típico com a presença de coração e vasos São conhecidas aproximadamente 50.000 espécies viventes, divididas em oito classes - entre as quais se destacam a classe dos gastrópodes, pelecípodes e cefalópodes .
Gastrópodes O nome do grupo faz referência ao seu pé dorsal e musculoso, situado abaixo do estômago (do grego gastros, estômago, e podos, pé), são representados por caracóis, lesmas terrestres e marinhas, búzios, lebres-do-mar e borboletas-do-mar. É a classe mais diversificada do filo. Quando possuem concha, é uma peça única, podendo ser enrolada. São geralmente vagarosos, devido ao peso desta, principal forma de defesa. Para alimentação, todos utilizam rádula (órgão que permite ao animal raspar o alimento).
Pelecípodes, também conhecidos como bivalves,são representados pelos mexilhões, vieiras, ostras e teredos. Seus pés possuem forma de machado e há a presença de concha com duas valvas. A maioria são comedores de materiais filtrados e não possuem cabeça nem rádula.