Centro Cirurgico
Centro Cirúrgico conceitua-se em um setor do hospital onde se realizam intervenções cirúrgicas visando atender a resolução de intercorrências cirúrgicas, por meio da ação de uma equipe integrada, por isso é considerado uma das unidades mais complexas, devido sua especificidade. Para garantir a segurança do cliente quanto ao controle de infecção são realizadas técnicas estéreis, sendo assim constituìdo de um conjunto de áreas e instalações que permite efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente, e de conforto para a equipe que o assiste. Mas não deixa de ter presençaconstante de estresse e possíveis riscos a saúde a que os pacientes estão sujeitos ao serem submetidos à intervenção cirúrgica. Por isso deve ser um local restrito, e o acesso ao público é limitado, sendo restrita a circulação dos profissionais do Centro Cirúrgico. (2)
Não dá para falar do Centro Cirúrgico sem citar a CME- Central de Material e Esterelização, que é a área responsável pela limpeza e processamento de artigo e instrumentais médico hospitalares. É onde se realiza o controle, o preparo, a eterilização e a distribuição dos materiais hospitalares.
2. OBJETIVOS
Tem como objetivo atender o paciente que será submetido a um procedimento cirúrgico, seja ele eletivo, de urgênca ou emergencial, da melhor maneira possível, propiciando á equipe cirúrgica todas as condições de atendimento e ao paciente a certeza de um atendimento seguro. Visto que o foco deste assunto é pertinente aos materiais e equipamentos mais utilizado no Centro Cirúrgico, não será detalhada Área física, localização, estrutura física, tipos de cirurgias e etc.
Dentre as competências e atribuições da equipe, a instrumentação cirúrgica é parte da equipe de cirurgia responsável pelo preparo da mesa de instrumental, devendo prever e solicitar com antecedência todo o material que julgar necessário. É quem fornece os instrumentais ao cirurgião e seus assistentes durante o ato cirúrgico,