centro cirurgico
Esc Anna Nery Rev Enferm 2008 mar; 12 (1): 166 - 72.
Segurança na terapia medicamentosa
Melo ABR, Silva LD.
REVISÃO
REVISION - REVISIÓN
SEGURANÇA NA TERAPIA MEDICAMENTOSA:
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Security in the Medicine Therapy: a Bibliographical Revision
Seguridad en la Terapia Medicamentosa: una Revisión Bibliográfica
Anna Bianca Ribeiro Melo1
Lolita Dopico da Silva2
Resumo
Trata-se de revisão bibliográfica que objetivou analisar as publicações científicas de enfermeiros sobre erros no manejo da terapia medicamentosa realizada pela enfermagem, indexados em bancos de dados no período de 2000 a 2006.
Foram pesquisadas as bibliotecas virtuais MedLine, Lilacs e Scielo. A amostra foi constituída por 16 publicações que foram analisadas quanto aos fatores de erro e propostas ou não de barreiras para erro. Destaca-se que estudos em relação a erros em medicação são relativamente recentes e poucos se referem à realidade brasileira. Entre os motivos apontados para a ocorrência de erros tem-se a ilegibilidade da letra do médico na prescrição, a carga de trabalho excessiva da enfermagem, interrupções freqüentes durante as etapas da prescrição e administração de medicamentos, número reduzido de funcionários e inexperiência do profissional de enfermagem que prepara a medicação. Três estudos apresentaram propostas de barreiras relacionadas à informatização do processo.
Pala
vr as-c ha alavr vras-c as-cha havv e: Erros de Medicação. Enfermagem. Adulto.
Abstract
Resumen
It is a bibliographical revision that objectified to analyze scientific publications of nurses on, errors in the handling of the medicine therapy, carried through for the nursing, indexded in data bases in the period of 2000 the 2006. The virtual libraries MedLine had been searched, Lilacs and Scielo. The sample were constituted by 16 publications that had been analyzed how much to present the factors