Centro cirurgico
Centro de Material e Esterilização (CME)
É a unidade hospitalar destinada à centralização de todo o equipamento e material médico cirúrgico, utilizado no atendimento dos pacientes. Compõem-se de um conjunto de elementos que visam recepção e expurgo, preparo e esterilização, guarda e distribuição do material, que tem objetivo, não só a centralização do material esterilizado nos hospitais, bem como proporcionar um controle dos suprimentos hospitalares e sua distribuição nas diversas unidades, assim como o seu recebimento. Qualquer que seja a localização da Central de Material Esterilizado na instituição de saúde é fundamental que haja transporte e comunicação fácil com as unidades do centro cirúrgico, centro obstétrico, pronto socorro, terapia intensiva e outras.
Setores de funcionamento do CME
Segundo a Portaria n° 1.884 de 11/11/ 94 (Brasil, 1994), são elementos essenciais à dinâmica de funcionamento da unidade:
Obs.: Esta portaria está passando por revisão para atualização.
• Área para Recepção, Desinfecção e Separação de Materiais: É o local destinado a receber, desinfetar e separar os materiais provenientes dos diferentes setores do hospital.
• Área para Lavagem de Materiais: É a área onde são lavados os materiais, manualmente ou por meio de máquinas lavadoras especiais.
• Sala para Lavagem e Preparo de Luvas (entalcamento): É a sala destinada à lavagem, secagem, teste, entalcamento, preparo e empacotamento das luvas cirúrgicas. Esta área deve ser constituída de um ambiente separado dos demais, e provido de máquinas próprias para reprocessamento das luvas. É recomendado o uso de luvas descartáveis pelo Ministério da Saúde, pois além da garantia de esterilização, existem estudos que provam que o seu reprocessamento não traz economia para o hospital, além do risco de contaminação.
• Áreas para Recepção de Roupas Limpas: É o local destinado