Maquina risc
Existem dois tipos de arquiteturas de processadores a arquitetura RISC e a arquitetura CISC e suas denominações são:
CISC (“Complex Instruction Set Computer”) se caracteriza como tendo instruções mais complexas objetivando diminuir o numero de instruções que um programa necessita para sua implementação. Sendo assim a arquitetura CISC transportava para o hardware a tarefa mais “pesada” na execução do programa com são usados vários compiladores para “traduzir” o alto nível de programação para um baixo nível de programação o microprograma para que o hardware pudesse executar os programas desejados, ou seja, na arquitetura CISC o grande o ponto o forte é o hardware.
RISC (“Reduced Instruction Set Computer”) se caracteriza pela redução do tempo médio de execução das instruções da maquina. Sendo assim a arquitetura RISC transporta para o software a tarefa mais “pesada” na execução do programa pois nessa arquitetura não há nenhum microcódigo, ou seja, o software o ponto forte da arquitetura RISC é poiso mesmo traduz todas as ações para poucas instruções que são simples e rápidas de serem executadas.
Exemplo
Uma maquina que utiliza a arquitetura RISC é o console XBOX 360 da Microsoft que utiliza o processador PowerPc (na verdade o Xbox 360 utiliza 3 processadores PowerPc de 3.2 GHz).
Processador PowerPc
PowerPC é uma arquitetura e uma família de microprocessadores RISC. Descende da arquitetura Power, mantendo com ela certo grau de compatibilidade. O acrônimo expande-se como Power Optimization With Enhanced RISC – Performance Computing.
A origem das arquiteturas Power e PowerPC remonta ao IBM 801. O PowerPC foi criado pela aliança AIM (Apple, IBM e Motorola) no início dos anos 90 com o objetivo de criar um processador RISC para ser utilizado nos computadores da Apple (Macintosh).
É uma arquitetura de 64 bits que possui um subconjunto de características de 32 bits.