Cenario macroeconomico das gerações x e y
Hoje, nos deparamos com um tipo de profissional que cresce cada vez mais no mundo empresarial, são os profissionais da geração Y. Cada vez mais, os profissionais que se encaixam no conceito de geração Y ganham espaço e oportunidades dentro das organizações.Os profissionais com estas características são jovens que estão nas faixas dos 20 aos 30 anos de idade,autodidatas,independentes,amigos íntimos da tecnologia e com sede de se auto-realizar.
Mas para entendermos melhor quem são os Ys e como surgiram, é preciso conhecer quem foram seus antecessores, os profissionais da geração X. São os profissionais acima da faixa de idade citada anteriormente, cujas carreiras foram construídas após muitos anos de trabalho duro dentro de uma mesma organização. Estes profissionais, na maioria dos casos, cresceram junto com as organizações em que trabalham e acabaram por criar raízes. Prezam a segurança do emprego e para garantirem esta segurança, acabaram por deixar um pouco de lado a qualidade de vida e o convívio familiar para se dedicarem a organização e à estabilidade financeira.
Os profissionais da geração Y são em grande parte, os filhos dos profissionais da geração X. Cresceram vendo a luta diária destes profissionais para se manterem em empregos onde eram poucos valorizados e presenciando a “ausência” dentro da família por conta do trabalho.
Baseados nesta convivência, os profissionais da geração Y, que possuem ao seu favor, o fato de terem acesso mais fácil aos estudos, passaram a exigir em troca de seus conhecimentos e potenciais, justamente aquilo que os profissionais da geração X buscaram a vida inteira. Reconhecimento e crescimento profissional aliado a qualidade de vida.
Para administrar bem tal convivência,é fundamental conhecer as motivações e os valores dos membros da organização,bem como compreender o contexto em que cresceram,as tendências culturais às quais estiveram expostos e as mudanças políticas e sociais por que passaram.
CONCLUSÃO
Não