Idoso e deficiente físico
Disciplina: Família e Sociedade
Prª EAD: Maria Edilene Xavier Rocha Garcia
Prª Tutora: Ana Cleia
Período: 1º período
Acadêmico: Kelry Reis do Nascimento
Desafio de Aprendizagem
Caxias - MA
2011
Atenção do Assistente Social com o Idoso
O direito ao atendimento de qualidade desta população é garantido no Estatuto do Idoso, mais precisamente no artigo 3°, onde discorre que ao idoso deve ser assegurado com absoluta prioridade, à efetivação ao direito à vida, à saúde. Porém, sabemos que o que determina a Lei não é cumprido à risca, privando os idosos dos direitos conquistados.
O profissional Assistente Social tem condições teóricas e metodológicas, pautadas no perfil ético-político defendido no Código de Ética da profissão, de perceber o idoso na sua totalidade, sua história de vida em função do meio que o cerca, aproximando-se desta parcela da população, observando e ouvindo seus anseios através de um diálogo aberto. O diálogo constrói relações de proximidade e vínculo assim como a subjetividade. Ambos permitem uma atenção colaborativa, exposição de dúvidas, problemas ou inquietações, onde se preserva a autonomia.
Após a análise dos dados obtidos na pesquisa podemos considerar, finalmente, que a situação sócio-econômica dos idosos interfere no processo saúde-doença dos mesmos de forma significativa, conforme ficou comprovado e que, a presença do Assistente Social no quadro de profissionais que atuam na área da saúde é fundamental para o desenvolvimento de ações que proporcionem, aos idosos, condições dignas de vida.
Cuidados estes, feitos através de ações que primem pela prevenção de doenças e promoção da saúde, a partir de melhorias da situação sócio-econômica dos idosos, como também na divulgação das políticas públicas que citam os direitos dos idosos para que estes busquem seus direitos, proporcionando com isso uma melhor qualidade de vida.Percebemos também que existem políticas