CENARIO LOGISTICO NO BRASIL
Operador Logístico é um fornecedor de diversos serviços, que atende a todas as etapas da cadeia de seus clientes, de forma menos generalista.
Operador Logístico é o fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos, e que tenha competência para, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades básicas de controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes.
Para ser um operador logístico mover e armazenar materiais e distribuir produtos é necessário muito capital, além de muito espaço de armazenamento, equipamentos modernos, mão-de-obra especializada e cada vez mais são necessários tecnologias que auxilie na otimização do tempo. Um Operador de Logística planeja, programa e controla o fluxo e armazenamento econômico das matérias-primas e da produção.
Dentre as responsabilidades de um Operador de Logística está organizar a parte de logística da empresa, prestar consultoria, operar o sistema de informações e recursos, operar o setor de suprimentos da empresa, operar transportes das mercadorias com o melhor custo benefício, processar os pedidos, planejar uma estratégia de distribuição que valorize o produto, definir os pontos de distribuição das mercadorias segundo as características do produto, controlar os pagamentos e recebimentos referentes à distribuição de mercadorias, realizar a entrega do produto ou serviço no dia e na hora combinada.
Os operadores logísticos também fornecem suportes físicos e infra-estruturas:
Gestão das cargas de transporte para as lojas.
Caminhões;
Armazéns;
Serviços de mão-de-obra e gestão;
Serviços específicos
Gestão do inventário;
Preparação da produção;
Planejamento estratégico da distribuição;
Aquisição de locais;
Disposição do armazém.
2. CENÁRIO