Metodologia
1. INTRODUÇÃO 3
2. JUSTIFICATIVA 3
3. OBJETIVOS 4
3.1 Geral 4
3.2 Específicos 4
4. MATERIAL E MÉTODOS 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1. INTRODUÇÃO
O Brasil hoje é considerado um dos maiores produtores de soja do mundo, onde a mesma é utilizada para pecuária, indústria de cosméticos e fins alimentícios, ou seja, representa um grande crescimento em seu consumo e sua comercialização.
Segundo Ministério da Agricultura “a soja é a cultura agrícola brasileira que mais cresceu nas ultimas três décadas e corresponde a 49% da área plantada em grãos do país”.
O setor logístico para a indústria de soja, atualmente é considerado ineficaz para o seu processo de exportação, onde as maiores preocupações são os grandes gastos referentes aos transportes e a infraestrutura precária das rodovias e portos, ocasionando assim o maior custo na mercadoria final exportada.
Todo esse processo faz com que o Brasil, mesmo sendo um dos maiores produtores de soja com um dos melhores custos de produção, encontre dificuldades para sua comercialização no mercado internacional devido ao reflexo da cadeia logística.
2. JUSTIFICATIVA
Estamos pesquisando sobre a soja e a logística utilizada para sua exportação, com o intuito de descobrir como é feito o processo desde a produção até sua exportação, ou seja, o problema que o produtor enfrenta para garantir um preço de comercialização atrativo para as empresas que vão originar a soja e exportá-la, mostrando uma cadeia logística ineficiente, gerando interferência do custo Brasil no produto final exportado. A fim de entender quais são os principais problemas logísticos da exportação da soja que é iniciado no estado do Mato Grosso e finalizado no porto de Santos (São Paulo).
A presente pesquisa buscará responder a seguinte pergunta problema:
Quais os problemas logísticos enfrentados pelo produtor de soja do estado do Mato Grosso até a chegada da soja no porto de Santos para exportação?
Palavras – chave: exportação, logística, porto,