FUND
CENTRO DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA A DISTÂNCIA
SANEA TAVARES FELINTO
PARADIGMAS EDUCACIONAIS
Santana do Ipanema-2015.
SANEA TAVARES FELINTO
PARADIGMAS EDUCACIONAIS
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota da disciplina Fundamentos Psicopedagógicos da Educação, ministrada pelo Professor José Geraldo.
Santana do Ipanema-2015.
O paradigma construcionista, permeou minha vida no ensino médio, e de forma empírica e racionalista, talvez pelo fato de já se encontrar em um estágio de preparação para o nível superior, no qual teria um maior contato com o campo de saberes docentes, e passaria a ver formas de ensino, avanços e retrocessos, bem como o aspecto mais detalhado e significativo da educação.
O empirismo coloca-nos em contato com as coisas do mundo, de modo geral tem mais a ver com a abordagem construcionista, que segue o conceito de Piaget sobre o aluno ativo, cuja ação não é apenas físico, comportamental, mas também operativa, na busca da restauração do equilíbrio. Partindo desse ponto de vista, podemos observar que a partir do erro é gerada a reflexão sobre o que levou àquele resultado, e antes deste sobre qual o resultado de sua ação.
Se o conhecimento é construído a partir das relações do sujeito com o mundo, o erro não pode ser tão indesejado assim, pois através de erros seria possível a estruturação dos acertos, a descoberta de novos caminhos para o aumento da probabilidade de emissão de respostas. Na abordagem instrucionista, o aprender está diretamente ligado ao acúmulo de informações, e o lugar privilegiado com o maior número dessas informações é a escola, ou seja, uma visão totalmente contrária ao conceito da fenomenologia existencial, no qual o sujeito aprende no contato com o mundo.
A parte do racionalismo no qual raciocínio e lógica estão sempre no centro de tudo se aplica mais às questões de interpretação