Cenarios e tendencias logisticas
Ao processos empresariais de hoje estão sendo o tempo todo redesenhados buscado sempre aumentar as condições competitivas e a formação de diferenciais que permitam sua manutenção em um contexto de redução de preços, alterações no que tange à fidelização e à busca de acompanhar com menor impacto as mudanças de comportamento do consumidor. O processo logístico busca cada vez mais a produtividade, melhoria da qualidade redução de custos e ampliação no nível de serviço.
As mudanças no processo produtivo são importantes e significativas até mais ou menos o século passado, reduziram sua expressão e assim minimizaram seu impacto no ambiente de negócios altamente competitivo ao qual as corporações são expostas.
A logística de suprimentos, ligados aos aspectos de compra tem sofrido grandes transformações, partindo do perfil do comprador até novas técnicas de aquisição, é notável a alteração na sistemática de compras desde a iniciativa privada até o setor público, ambos perceberam que o processo de aquisição é um fator primordial na busca de condições competitivas apoiadas em qualidade, disponibilidade e preço. A mudança no perfil do comprador faz parte desse novo cenário não é mais realizada em condições locais, o comprador pode comprar em qualquer lugar do mundo, sendo assim o comprador passa a representar um forte impacto sobre os custos finais dos processos, sendo necessário um grande preparo técnico de negociação e relacionamento para a busca de fontes competitivas, com a competência necessária.
A logística de armazenagem tornou-se um fator primordial para garantir a redução dos tempos de atendimento em um mercado em que o lead time de atendimento tem reduzido significativamente nas empresas. Os principais investimentos dão conta de novas tecnologias de controle e de identificação de produtos no armazém, bem como sistemas de armazenagem e de resgate de material, o investimento em tecnologia de informação tem sido intenso, não