Celula Animal e Vegetal
As células animais apresentam o núcleo – local onde encontramos o material genético – separado do citoplasma pela presença de um envoltório que denominamos de carioteca, além de outras estruturas presentes no citoplasma que não encontramos em células procarióticas.
O citoplasma das células eucarióticas (onde estão incluídas as células animais) corresponde à região localizada entre amembrana plasmática e a carioteca, sendo constituído por um fluido que chamamos de citosol (ou citossol, ou citoplasma fundamental, ou ainda de hialoplasma) – composto por íons, água e substâncias importantes para a síntese de moléculas orgânicas – e compreende diversos tipos de estruturas, tais como as descritas a seguir:
Ribossomos: participam do processo de síntese protéica.
Inclusões Citoplasmáticas: são estruturas não membranosas e temporárias que representam formas de reservas de substâncias na célula.
Citoesqueleto: responsável pelos movimentos celulares e composto por uma rede de finos tubos protéicos – microtúbulos – que sustentam o citoplasma.
Organelas membranosas: cada qual com funções específicas. As organelas presentes em praticamente todas as células eucarióticas são: complexo de Golgi, retículo endoplasmático, peroxissomos, mitocôndrias e lisossomos.
Organelas da Célula Animal
Célula Animal
Na célula animal não são encontradas algumas estruturas presentes nas células vegetais, tais como parede celular, plastos e vacúolos. O quadro a seguir estabelece alguma dessas diferenças:
Célula Vegetal
Célula Animal
Centríolos
Não
Sim
Peroxissomos
Sim
Sim
Complexo de Golgi
Disperso no citoplasma
Concentrado
Cloroplastos
Sim
Não
Vacúolos
Grandes
Pequenos
Plasmodesmos
Sim
Não
Parede celular
Sim
Não
Reserva de energia
Amido
Glicogênio
CELULA VEGETAL
A célula vegetal é bastante semelhante à célula animal, porém contém algumas diferenças, como a parede celular e os cloroplastos. Na maturidade, tais células podem diferir muito uma