Educação para Carreira
1- Qual a importância da Educação para a carreira e seus desdobramentos?
2- Qual o papel dos professores e do psicólogo na Educação de Orientação Profissional?
3- Como se deu a Educação para a carreira no contexto Educacional brasileiro?
A Educação para a carreira é compreendida como um esforço do sistema educativo e de toda a comunidade dirigido a contribuir para a reforma educativa ajudando as pessoas com atividades na sala de aula, a relacionar educação e trabalho e a adquirir competências gerais para um positivo desenvolvimento da carreira, de forma a permitir a cada um fazer do trabalho, remunerado ou não, uma parte significativa do seu estilo de vida.
Objetivo da educação para a Carreira: é cada vez mais oferecida “não apenas para ajudar os jovens a fazer as escolhas imediatas que enfrentam, mas também para proporcionar os fundamentos da aprendizagem e do desenvolvimento da carreira ao longo da vida”.
Quanto à estrutura apresenta quatro modelos básicos de programas de educação para a carreira: a) modelo extracurricular; b) modelo de disciplina própria; c) modelo integrado a uma disciplina mais geral e d) infusão- modelo integrado ao currículo.
Os métodos utilizados nos programas de educação para a Carreira também variam, as sempre com ênfase nas abordagens pedagógicas em grupos. Dois modelos são os mais utilizados: a) o cognitivo: que acontece por meio de transmissão de informações pelos professores e b) experiencial: baseado em situações vivenciais, como dinâmicas de grupo, simulações, contato com profissionais e visitas a instituições.
O campo da psicologia vocacional está inserido na articulação entre o mundo do trabalho e o mundo da Educação e tem como preocupação predominante compreender como se dão as escolhas dos indivíduos em relação aos diferentes tipos de trabalho existentes. O objetivo básico destes estudos é ajudar os indivíduos na tomada de decisão de carreira e/ou de uma