Células animais e vegetais
Introdução
Este relatório, realizado no âmbito da disciplina de biologia/geologia, descreve o trabalho prático realizado na aula.
Este trabalho, através da observação microscópica de células vegetais na epiderme da cebola, e de células animais do epitélio bucal, através de um microscópio óptico tinha como objectivo a observação e a destinção dos organelos celulares das células, como núcleo, parede celular, membrana celular, citoplasma, etc. Era também proposto neste trabalho prático a destinção entre células vegetais e animais, através da sua constituição.
A célula constitui a unidade básica da vida. Dividem-se em dois grandes grupos: células procarióticas (células que não apresentam núcleo), e células eucarióticas ( células com núcleo bem defenido). Dentro do grupo das células eucarióticas, destinguem-se dois tipos de células, as vegetais(fig. 2) e as células animais (fig 1), em que a sua grande diferença é que a primeira possuí parece celular e célula animal não.
Fig.2- Célula eucariótica vegetal Fig 1. Célula eucariótica animal
Neste relatório são descritas as várias observações microscópicas, bem como é referido os materiais precisos para a elaboração deste trabalho prático, como se deve executá-lo, e os resultados obtidos.
Protocolo experimental
Material utilizado na elaboração do trabalho prático: * Bolbo de Cebola (Allium cepa); * Agulha de dissecação; * Epitélio bucal; * Soro fisiológico; * Pinça; * Solução de Ringer; * Tesoura; * Bisturi; * Solução de azul-de-metileno; * Conta-Gotas; * Papel de filtro; * Microscópio óptico; * Vidro de relógio; * Lâminas e lamelas; * Palitos.
Procedimento experimental:
1ª Parte * Observação da epiderme da cebola, em solução de Ringer e com azul-de-metileno: 1. Retirar, com a ajuda de uma pinça, um fragmento da epiderme da parte côncava