Celso furtado
Vejamos por meio de um exemplo numérico simples o mecanismo dessa contração da renda do setor exportador ésua influência no nível da renda global da coletividade. Suponhamos qué o multiplicador163 de desemprego do setor exportador seja 3. Isso significa que uma redução de 1 na renda gerada pelas exportações determina uma redução global de 3 no conjunto da renda da coletividade. As causas que estão por detrás desse mecanismo multiplicador são mais ou menos óbvias e refletem a interdependência das distintas partes de uma economia. Ao receberem menos dinheiro por suas vendas ao exterior, os exportadores e produtores ligados à exportação reduzem suas compras. Os produtores internos afetados por essa redução também reduzem as suas, e assim por diante.
Admitamos que a renda territorial de um país de economia dependente seja gerada em dois setores: um, correspondente a 40 por cento, totalmente autônomo do comércio exterior, seria o setor de subsistência, e o outro, formado diretamente pelas atividades de exportação e influenciado indiretamente por elas. Sendo 3 o multiplicador de desemprego, num momento dado, diremos que as atividades exportadoras geram indiretamente 20 por cento da renda nacional e 40 por cento indiretamente. Consideremos agora as distintas situações indicadas no quadro abaixo:
SETOR
SETOR INFLUENCIADO SETOR RENDA
EXPORTADOR PELO SETOR
EXPORTADOR
AUTÔNOMO TOTAL
(a) .......................... 20.0 40 V 100.0
(b) .......................... 10,0 20 40 70.0
(c) .......................... 12.0 24 40 76.0
W)...................... 7.5 15 40 62.5
(163) O multiplicador é o fator pelo qual teríamos da multiplicar o aumento ou diminuição das inversões
(ou das exportações) para conhecer o efeito, sobre a renda territorial, dessa modificação no nfvel das inversões (ou exportações).