Gestão ambiental
A educação ambiental é uma ferramenta inquestionável no gerenciamento ambiental de uma empresa. Entretanto, a educação ambiental efetuada pelas empresas é praticada fora de seus limites. Nas escolas, geralmente, ocorre por meio da reciclagem de estudos ou sensibilização de professores para a questão ambiental, que consequentemente nos levara a um futuro melhor. A educação ambiental é um agente catalisador do processo de interação dentro de uma empresa e não pode ficar restrita ao treinamento, visando à sensibilização e motivação dos funcionários, embora contribua para a construção de um sistema de gestão ambiental que estará permeando desde o trato com o chão da empresa até o modo de tratamento com os funcionários de modo eficaz e não simplesmente pelo desejo de cumprir um requisito que vise à certificação. Um sistema de gestão ambiental não tem como objetivo cuidar do meio ambiente e sim a melhoria do desempenho ambiental e operacional de uma organização. Esse processo começa com a compreensão das questões ambientais. Todo funcionário deve estar consciente das questões ambientais da empresa, do seu desempenho ambiental e do próprio desempenho operacional.
Desenvolvimento
A educação ambiental nas empresas tendo com objetivo alcançar uma transformação profunda dos funcionários dentro da organização do presidente ao "chão-de-fábrica", sobre questões como o uso inteligente dos recursos naturais, condições mais seguras sob o aspecto ambiental para os operários, redução das infrações ambientais e destinação final adequada de rejeitos.
Muitos problemas ambientais, que à primeira vista parecem complicados nas empresas, podem se tornar de simples solução, desde que haja algum investimento em educação ambiental. A educação ambiental no trabalho pode se transformar num completo programa educacional incluindo material didático-pedagógico e pode ser adotada com eficácia e ser adaptada às necessidades de qualquer organização, com simplicidade e