Laudo para serviço social
I. Identificação
LAUDO SOCIAL Nº 34567/2012
NOME: Maria Sebastiana de Oliveira
Data de Nascimento: 01/03/1942 (70anos)
Estado civil: viúva
Endereço: Avenida do Magistério, nº1350 – Bairro: Miguel Couto- Nova Iguaçu
Expressão que dá visibilidade a Questão Social: Denúncia de maus tratos contra pessoa idosa e pensionista.
Estratégias Metodológicas: Abordagens individual e Familiar
Instrumentais Operativos: observação, escuta sensível, entrevista com os moradores da residência citada e enfermeira da Estratégia Saúde da Família, visita domiciliar.
II. Desenvolvimento
Através de visita de recadastramento da pensionista realizada pelo servidor S.R. Luiz, em 13/05/2012, levantou-se a hipótese de que a pensionista em questão poderia estar sendo vítima de maus tratos, devido a situação que o servidor constatou na citada visita, quando a encontrou só.
Na data de 23/05/2012, realizamos visita à pensionista Sr.ª. Maria Sebastiana de Oliveira, chegamos na residência às 15 horas, fomos atendidas pela neta da Sr.ª. Maria Sebastiana, Brenda de 17 anos, esta nos conduziu até o quarto em que se encontrava a referida senhora.
A pensionista ao nos ver, logo manifestou curiosidade em saber o que queríamos, nos apresentamos, expusemos que fomos visitá-la, pois na data de 13/05/2012 o s.r. Luiz, servidor da Prefeitura foi realizar o recadastramento e a encontrou sozinha, ficando preocupado com a situação, ele pediu ao serviço social que verificasse sua história.
Percebemos anuência da Sr.ª. Maria Sebastiana à nossa informação, perguntamos para a neta se a senhora tinha tido comprometimento neurológico em decorrência do AVC- Acidente Vascular Cerebral, esta respondeu que não. Assim, dirigimos
nossas perguntas para a Sr.ª. Maria Sebastiana, a mesma nos relatou que se lembrava da visita para recadastramento e que estava em casa sozinha.
Ressaltou que o atendeu na janela, que naquela tarde ficou algum tempo sozinha, justo no