cederj artes visuais
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
UNIRIO/CEDERJ/UAB
AD 1 - 2013.1
Disciplina: ARTES VISUAIS
Coordenação: Profª Gláucia S. Gama e Silva
Artes Visuais
Não é uma tarefa fácil diferenciar o grotesco de ridículo, pois a linha que os separa é tênue e o elo que os une é forte. Então de acordo com as situações podem ser a mesma coisa ou diferentes. Na definição do dicionário Aurélio a palavra grotesco significa: “que suscita riso ou escárnio, ridículo.” O conceito de ridículo: 1. Que provoca riso ou escárnio. 2. Insignificante, mesquinho.
Geralmente porque estas imagens, pinturas ou cenas do cotidiano nos colocam frente a frente com verdades e situações que em sua maioria, na correria da vida moderna, não notamos ou tomamos ciência. E quando paramos ou temos a oportunidade de analisá-los isto provoca em nós o riso e/ou choro e/ou choque e até mesmo passividade.
Em uma leitura leiga e particular destas imagens, ser grotescas ou ridículas, coloco nas entrelinhas minha visão de mundo, o que trago de minha vivência com tudo o que acredito. É ridícula a ideia da retirada da pedra da loucura e simplesmente grotesca a definição do juízo final de monstros com facas.
Quando uma obra alcança o patamar de ser considerar como genial é porque o artista conseguiu captar o âmago de sua essência, chegando ao ápice de sua criação e transmite isso para e através de sua obra. A obra de um artista pode causar um turbilhão de emoções e sensações diversas com reações particulares para cada um. A arte nos proporciona a oportunidade de nos desprender do mundo tanto para quem cria como para quem admira a criação.