Relatorio
A tipologia dos meios de hospedagem é bastante variada. Pelos diferentes tipos de hotéis entendem-se os diversos tipos de hospedagem que existem, ou seja, diferem quanto a infra-estrutura e os serviços prestados. Em virtude das constantes mudanças na hotelaria, era difícil para o hóspede estar atualizado em relação a quem oferece o quê e onde. A necessidade de classificar hotéis surgiu quando um começou a se diferencia do outro de tal maneira que houve uma segmentação de mercado, ou seja, tais hotéis passaram a atender determinados públicos.
Com o aumento da demanda e do crescimento econômico geral, os hoteleiros tentaram diferenciar no mercado oferecendo acomodações especializadas. Os hotéis deixaram de ser simplesmente um local para dormir, passaram a atrair também, vários tipos de grupos diferentes como: empresários e executivos, participantes de congressos e eventos, pessoas com outros interesses especiais. Assim a tipologia e segmentação dos hotéis ajudavam os clientes potenciais a encontrar as acomodações mais adequadas, fracionando o mercado, identificando as preferências e gostos homogêneos entre clientes.
Os vários tipos de meios de hospedagem, se diferenciam principalmente pelo tipo de serviço que oferecem. Seguem eles:
- Albergue: acomodações estilo dormitórios, normalmente para jovens, pois as instalações são básicas, compartilhadas e inspecionadas;
- Apartamentos para alugar: apartamentos prontos, normalmente alugados nos fins de semanas ou temporadas;
- Pousada: locais estilos casas que incluem o café da manhã;
- Hotel-cassino: hotel que oferece um local para jogos de azar;
- Hotel de trânsito: acomodações que oferece apenas o quarto com suas comodidades básicas;
- Hotel residencial: estabelecimentos que oferecem serviços para aqueles que querem se hospedar por um longo período;
- Hotel resort: estabelecimentos que alem de oferecer as acomodações, tem também local para lazer e entretenimento;