artes visuais
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em Pedagogia- EAD
UNIRIO/CEDERJ
AD 1. 2014.1
ARTES VISUAIS
Aqui você tem duas reproduções de uma situação que se repete, apesar de terem se passado mais de 150 anos desde que o pintor registrou sua impressão do que vira !
>Leia os textos, pesquise e compare as duas imagens. Reflita, então, sobre a importância da Arte como denúncia e de como a Educação e a Cultura podem conscientizar os indivíduos, desde o Ensino Fundamental, sobre seus direitos e deveres em Sociedade.
Bom trabalho!!!
Honoré Daumier (1808—79). Pintor francês, artista gráfico. Grande litógrafo. Trabalhou nos jornais A Caricatura e Le Charivari em Paris. Sua arte caracterizou-se por ser uma crítica ácida e severa às injustiças sociais e aos abusos do governo. Nesta obra “o vagão de segunda classe”, ele mostra a situação do povo jogado na pobreza e opresso numa situação indigna.
Superlotação, atrasos, panes, assaltos, lentidão, sujeira, sucateamento e acidentes são problemas ainda hoje enfrentados por cerca de 560 mil passageiros que pagam R$ 2,90 para utilizar os trens do Rio de Janeiro. Nesta semana, o R7 publica série de reportagens sobre a situação do transporte de passageiros em trens no Rio. A reportagem viajou nos ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna, no chamado “trem fantasma”, ouviu passageiros e a Supervia (concessionária responsável pela circulação dos trens no Rio). http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/fotos/passageiros-enfrentam-superlotacoes-e-calor-no-rio-20991017-1.html#fotos Resposta :
Estamos diante de duas imagens: a primeira é uma pintura de Honoré Daumier, um pintor francês, uma obra de arte, uma criação artística, onde o pintor revela o que vê do mundo.
A