prova 2º semestre
A antropologia cultural tem como princípio o estudo do homem e das sociedades humanas dando ênfase em sua forma cultural. Boas, como um dos principais atnográfos de seu tempo, presava por descrever detalhadamente o que acontecia em campo; desde materiais utilizados nas construções, até as melodias cantadas. Quando se tem contato com uma nova cultura, no seu processo antropologico, o pesquisador acaba por descartar elementos culturais que sejam facilmente assimilados e rejeita-se outros. Porém Boas apresenta em seus relatos uma nova forma de descrição, onde não há nada disso e também não existe uma visão de superioridade ou de melhor civilização; passa a apresentar relatos minunciosos sobre o intercâmbio cultural. As pesquisas antropologicas apontam uma forma de estudar culturas mais primitivas para descobrir os pontos que fizeram chegar outros povos mais “desenvolvidos” ao que são hoje. E, para Boas, não existe uma fórmula para o que somos hoje, e nem significa que outros povos chegaram as mesmas conclusões.
Mas ele resalta que quando dois povos que não tem contato um com o outro e chegam no mesmo resultado final, não significa que utilizaram o mesmo método, mas sim que existem várias formas de se chegar ao mesmo resultado.
2- O difusionismo da escola cultural americana segue uma perspectiva peculiar. Faça comentários lendo o texto “A difusão cultural”, no livro: “O homem , uma introdução á antropologia cultural”, de Ralph Linton.
O difusionismo é uma resposta ao evolucionismo, onde se apresenta uma cultura variada provinda de outras culturas com diferentes origens e histórias.
Linton demonstra no seu texto que o contato com outras culturas é fundamental para enriquecer ainda mais a sua prórpia