cedeao
A Comissão da CEDEAO, que sofreu uma transformação do seu antigo Secretariado em janeiro de 2007, procura implementar a visão, a missão e os objetivos da CEDEAO como sendo um agrupamento regional de quinze (15) Estados-membros. A Sede da Organização encontra-se em Abuja, na Nigéria. É presidida por um Presidente, coadjuvado por um Vice-presidente e sete Comissários, compostos de profissionais experientes que asseguram a liderança nesta nova orientação. Enquanto Comissão, considera-se uma instituição multilateral de profissionais com estatuto de diplomata, apoiados pelo pessoal do Secretariado Geral, sendo ambos incumbidos de realizar a visão, missão e os objetivos definidos ao abrigo dos Protocolos da CEDEAO. A Comissão é composta de Departamentos e Direções com pessoal de diferente origem cultural e étnica, nacionalidade, ocupação, género, inteleto e profissão, que ajudam a cumprir o mandato ao abrigo do Tratado e dos Protocolos da CEDEAO.
Visão
Fundar uma região sem fronteiras, pacífica, próspera e coesa, edificada na boa governação, onde as pessoas têm meios de aceder aos recursos enormes e aproveitar dos mesmos, através da criação de oportunidades que levam a um desenvolvimento sustentável.
Missão
Promover a cooperação e a integração conducentes ao estabelecimento de uma união económica na África Ocidental destinada a elevar o nível de vida dos seus povos, manter e reforçar a estabilidade económica, fomentar relações entre os Estados-membros e contribuir para o progresso e o desenvolvimento do Continente Africano.
Disposições Institucionais
Como parte do seu processo de renovação, a CEDEAO está preocupada com a implementação de programas imprescindíveis e estratégicos que irão aumentar a coesão atual e eliminar progressivamente o que existe e foi identificado como barreira à plena integração. Assim, os 250 milhões de cidadãos poderão, por último, apropriar-se do processo, para que de forma concertada, possamos realizar a