cedeao
A Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (em inglês: Economic Community of West African States, ECOWAS; em francês: Comunauté Économique des États de l’Afrique de l’Ouest, CEDEAO), cujo acrônimo é CEDEAO, é a organização de integração regional que engloba quinze países da África Ocidental.
Benin
Burkina Faso
Cabo Verde
Costa do Marfim
Gambia
Gana
Guiné
Guiné Bissau
Liberia
Mali
Niger
Nigéria
Senegal
Serra Leoa
Togo
O Tratado de Lagos, que estabeleceu a CEDEAO, foi assinado em maio de 1975 com o objectivo de promover o comércio regional, a cooperação e o desenvolvimento na região. Desde então houve apenas duas mudanças entre os membros: a entrada de Cabo Verde em 1976 e a saída da Mauritânia em 2002.
O tratado da CEDEAO foi revisto e assinado em julho de 1993, de forma a acelerar a integração econômica e aumentar a cooperação na esfera política, incluindo o estabelecimento dum parlamento oeste-africano, um conselho econômico e social e um novo tribunal para assegurar a execução das decisões da Comunidade. Este novo tratado dá formalmente à Comunidade a responsabilidade de evitar e resolver conflitos na região.
Sete países desta região formaram uma união econômica e monetária chamada de União Econômica e Monetária do Oeste Africano sob o compartilhamento do franco CFA, a moeda comum desses países.
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que vai decidir segunda-feira que futuro para a Guiné-Bissau, foi criada com o objectivo de promover a integração e o desenvolvimento económico nos países membros.
Mas a CEDEAO, fundada a 28 de Maio de 1975, desempenhou sobretudo um papel político de primeiro plano, ao criar uma força de manutenção de paz de milhares de soldados, ECOMOG, que se envolveu nos conflitos da Libéria, Serra Leoa e Guiné-Bissau.
A CEDEAO, com sede em Abuja, Nigéria, onde decorrerá a 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, conta actualmente com