Cecilia meireles
Cubatão, 24 de outubro de 2012 |
Gabriela 05, Larissa 09, Maria Luisa 12
Cecília Meireles
Trabalho exigido pela professora Laís da disciplina de Língua Portugues da escola SESI.
Cubatão
2012
Sumário
Introdução
Cecília Meireles - Biografia
Obras de Cecília Meireles
Viagem
Outras obras
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Cecília Benevides de carvalho Meireles foi poetisa, professora, pedagoga e jornalista. Uma das Representantes da segunda fase do modernismo, tendo um papel importante na literatura brasileira, já que foi a nossa primeira grande escritora e a principal voz feminina de nossa poesia moderna.
Ela apresentou um estilo de poesia diferente - com algumas característica neossimbolistas. Abordou temas como a transitoriedade da vida, a efemeridade do tempo o amor, o infinito, a natureza, a criação artística. Fazendo grande uso da musicalidade.
Neste trabalho falaremos da vida e das obras dessa nomeada autora brasileira
Cecília Meireles – Biografia
"...Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda..."
(Romanceiro da Inconfidência)
Filha de Carlos Alberto de Carvalho Meireles, funcionário do Banco do Brasil S.A., e de D. Matilde Benevides Meireles, professora municipal, Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901, na Tijuca, Rio de Janeiro. Foi a única sobrevivente dos quatros filhos do casal. O pai faleceu três meses antes do seu nascimento, e sua mãe quando ainda não tinha três anos. Criou-a, a partir de então, sua avó D. Jacinta Garcia Benevides. Escreveria mais tarde:
"Nasci aqui mesmo no Rio de Janeiro, três meses depois da morte de meu pai, e perdi minha mãe antes dos três anos. Essas e outras mortes ocorridas na família acarretaram muitos contratempos materiais, mas, ao