Sondagens
TIPOS DE
SONDAGENS
Procedimento geotécnico de campo conhecimento de amostra do subsolo.
para
Os objetivos da sondagem são:
- Conhecer o tipo de solo a cada metro, através da retirada de amostra;
- Conhecer o nível de resistência oferecida pelo solo; - Localizar as posições dos níveis de água no solo.
Sem conhecer o solo, grandes erros podem ser cometidos, levando uma obra a falência. Para melhor conhecer o solo, existem vários tipos de sondagens que devem ser escolhidos e utilizados conforme a situação da obra e do terreno.
As posições dos pontos a serem sondados na área investigada são determinadas em planta.
Em edificações, é comum dispor as sondagens em posições próximas e nos pontos de maior concentração de carga.
TRADO:
O trado serve para retirar amostras de solo em pequenas profundidades, em geral até 2m, mas é possível emendar as hastes do trado e pegar amostras de 5 a 6m de profundidade, sendo que, em profundidades grandes, o serviço torna-se demorado, deve-se utilizar outro método.
O trado para amostras de solo tem diâmetro pequeno, entre 2 a 4 polegadas (5 a 10 cm).
1
11/03/2012
SPT:
O amostrador possui diâmetro de 50,8 mm.
É a sondagem mais usada no Brasil. O amostrador de SPT é cravado no solo deixando um martelo de 65 kg cair a 75 cm de altura. Com o SPT, faz-se também ensaios de infiltração para medir a permeabilidade do solo. É possível, sob condições ideais, conseguir penetrar mais que 40 m com SPT.
Vantagens:
Retira as amostras de solo em profundidades consideráveis. É possível encontrar facilmente equipamentos e peças em todo o país com preços bem acessíveis, ou seja, é uma técnica barata e de fácil manuseio técnico.
2
11/03/2012
SONDAGEM ROTATIVA:
É um equipamento que avança em solos alterados e com presença de rochas, ou seja, solos de difícil manuseio. Necessário em praticamente todas as obras de grande