Cecília Meireles
BRUNA DE SOUZA SANTOS
TRABALHO DE PORTUGUÊS
CECÍLIA MEIRELES
VOLTA REDONDA
2014
SUMÁRIO
Introdução 3
Biografia 4
Homenagens após morte 8
A Sala Cecília Meireles 10
Bibliografia 12
Destaque de publicação 15
Ilustrações 18
Bibliografia e fontes de pesquisa 20
Introdução:
Este trabalho foi elaborado para apresentar a vida da escritora Cecília Meireles, nomear suas publicações e mostrar algumas das homenagens que foram feitas em seu nome após o seu falecimento, tentando mostrar sua importância na literatura brasileira. Também, foi feito um destaque ao livro “Ou isto ou aquilo”, considerado um marco em sua bibliografia.
Cecília Meireles (1901-1964) foi poetisa, professora, jornalista e pintora brasileira. Foi a primeira voz feminina, de grande expressão na literatura brasileira, com mais de 50 obras publicadas. Com 18 anos estreia na literatura com o livro "Espectros". Participou do grupo literário da Revista Festa, grupo católico, conservador e anti modernista. Dessa vinculação herdou a tendência espiritualista que percorre seus trabalhos com frequência.
Filha de Carlos Alberto de Carvalho Meireles, funcionário do Banco do Brasil S.A., e de D. Matilde Benevides Meireles, professora municipal, Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901, na Tijuca, Rio de Janeiro. Foi a única sobrevivente dos quatros filhos do casal. O pai faleceu três meses antes do seu nascimento, e sua mãe quando ainda não tinha três anos. Criou-a, a partir de então, sua avó D. Jacinta Garcia Benevides. Escreveria mais tarde:
"Nasci aqui mesmo no Rio de Janeiro, três meses depois da morte de meu pai, e perdi minha mãe antes dos três anos. Essas e outras mortes ocorridas na família acarretaram muitos contratempos materiais, mas, ao mesmo tempo, me deram, desde pequenina, uma tal intimidade com a Morte que docemente aprendi essas