Cecilia Meireles
1. INTRODUÇÃO ................................................... 2
2. A VIDA DE CECÍLIA MEIRELES ........................... 2
3. OBRAS DE CECÍLIA MEIRELES ........................... 5
4. CONCLUSÃO ..................................................... 7
5. BIBLIOGRAFIA ................................................... 8
1. INTRODUÇÃO
Cecília Meireles (1901-1964) é a primeira grande escritora da literatura brasileira e, ao mesmo tempo, a mais conhecida autora da poesia moderna deste país. Começa a criar na década de 20, que foi uma época de grande revolução na poesia brasileira, no entanto a poetisa não se identifica com os princípios do movimento modernista e só mais tarde adopta algumas conquistas do modernismo, como é, por exemplo, o uso do verso livre. Esse esquivamento aos padrões válidos na altura faz dela uma poetisa única e excepcional, que vai ser apreciada ainda mais com o passar dos anos.
A obra poética ceciliana é tão extensa, que seria impossível fazer um estudo pormenorizado de tempo que abrangesse todas as suas coletâneas num trabalho como este, cujas proporções são limitadas. Isto obrigou-me à restrição do conteúdo, mas, como não quis prejudicar a forma com uma análise superficial de toda a sua obra poética, resolvi dirigir a minha atenção para as coletâneas escolhidas que eu considero mais relevantes para o estudo do tema.
2. A VIDA DE CECÍLIA MEIRELES
Filha de Carlos Alberto de Carvalho Meireles, funcionário do Banco do Brasil S.A., e de D. Matilde Benevides Meireles, professora municipal, Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901, na Tijuca, Rio de Janeiro. Foi a única sobrevivente dos quatros filhos do casal. O pai faleceu três meses antes do seu nascimento, e sua mãe quando ainda não tinha três anos. Criou-a, a partir de então, sua avó D. Jacinta Garcia Benevides. Escreveria mais tarde:
"Nasci aqui mesmo no Rio de Janeiro, três meses