Canino incluso
Universidade Cruzeiro do Sul
Ciências Biológicas e da Saúde – CBS
TRACIONAMENTO DE CANINO INCLUSO
Érika Verônica Rosales
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Odontologia apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul
Orientador: Prof. Denis Clay.
SÃO PAULO
2012
INTRODUÇÃO
O canino tem importância tanto por razões funcionais quanto estéticas no complexo dental. Conforme Dewel (1949) tanto a forma da arcada como a determinação do contorno da boca dependem dele, que mantém a harmonia e simetria da relação oclusal além de suportar, devido á anatomia da sua raiz, os movimentos de lateralidade e a carga mastigatória.
A preocupação com caninos impactados justifica-se pelo fato de estes serem os dentes mais afetados por esta má oclusão, depois dos terceiros molares (MULICK, 1979), e pelas várias complicações que a impactação dentária pode acarretar, tais como: mau posicionamento vestibular ou lingual do dente impactado, reabsorção da coroa do dente impactado ou da coroa e da raiz dos dentes adjacentes, formação cística, reabsorção radicular externa do dente impactado ou dos vizinhos, infecção, principalmente nos casos de erupção parcial, podendo levar ao trismo ou à dor (SHAFER; HINE; LEVY, 1985). Também pode ocorrer migração dos dentes vizinhos e perda de extensão no arco dentário.
Na prática odontológica a impactação dental é freqüentemente encontrada, sendo os dentes que mais comumente sofrem impactação nos adultos e adolescentes os terceiros molares e nas crianças os caninos superiores VASCONCELLOS et ai, 2003.
De acordo com RICHARDSON E RUSSEL, 2000, a incidência de impactação de caninos superiores deve ocorrer em 1-2 % na população, na maioria das vezes espera-se que o dentista conheça os sinais e sintomas destas condições.
Existem duas justificativas para o tratamento ortodôntico: função (a melhora do alinhamento e