Exodontia de dentes inclusos
Nomenclatura: impactado / retido / incluso
• Dente incluso: dente que passada a sua cronologia normal de erupção não erupciona e fica retido entre os tecidos.
Um dente incluso pode estar parcialmente ou totalmente incluso.
• Dente impactado: dente não conseguiu erupcionar por obstrução mecânica.
Ex: 3º molar impactado no 2º molar.
A referência para saber se um dente era pra estar erupcionado ou não é a FASE DE FORMAÇÃO RADICULAR. Quando o dente completa 2/3 da formação radicular ele já deveria ter erupcionado.
ETIOLOGIA – Dente Incluso:
1) Obstáculos mecânicos:
Ex: Mesiodens, Odontomas, supranumerário (dente sem forma anatômica de um dente) e extranumerário (dente com forma anatômica de dente).
A situação nesses casos deve ser acompanhada para não tornar o caso muito complexo. O ideal é que simplesmente a retirada do obstáculo seja suficiente para trazer o dente ao local.
2) Síndromes congênitas
3) Falta de espaço para erupção (principal etiologia)
- Discrepância dento-alveolar: É a somatória da distância Mésio-Distais dos dentes do arco.
- Miscigenação: por conta da mistura de raças, o indivíduo as vezes herda dentes com tamanho incompatível com o da mandíbula ou maxila, por exemplo.
- Perda precoce do dente decíduo: o dente decíduo tem a função de preservar o espaço que será ocupado pelo dente permanente. Quando ele é perdido antes disso, os dentes vizinhos deslocam-se na direção Mesial para fechar este espaço, o que impede a erupção do permanente.
- Seqüência de erupção dental: determina que os últimos dentes a erupcionar são os que mais sofrem pela falta de espaço e por isso, ficam inclusos (3º molares – 80%). Quando há muito problema com espaço, atinge também os caninos superiores (12%) e os pré-molares inferiores (8%).
CLASSIFICAÇÃO GERAL
* SEMI-INCLUSO: dente que fez a sua erupção parcialmente. Parte do dente (às vezes uma cúspide) é visível por inspeção