Cirurgia de canino incluso e ou impactado
Os dentes inclusos e/ou impactados podem estar presentes em razoável porcentagem de nossos pacientes, sendo uma grande preocupação quando se manifestar sobre aqueles que pretendemos realizar quaisquer tipos de movimentos ortodônticos. O tracionamento ortodôntico destes elementos dentais requer alguns cuidados no diagnóstico correto, e gerenciamento do caso (localização, quando e como desde a cirurgia preparatória, até a mecânica utilizada na movimentação do dente em questão), sem nos descuidarmos dos problemas específicos relacionados à movimentação destes elementos dentais.
O diagnóstico e plano de tratamento corretos de dentes inclusos/impactados é fundamental para o sucesso do caso. A observação da angulação em relação à linha mediana, direção vestíbulo-palatina, altura vertical, posição ântero-posterior da raiz, inclinação do incisivo lateral e presença de reabsorção radicular nestes dentes, são dados de grande relevância na decisão clínica de movimentá-lo ortodonticamente ou extraí-lo.
2. INTRODUÇÃO
O ser humano, na idade adulta, possui em sua arcada dentária, 32 dentes, sendo eles: 08 incisivos, 04 caninos, 08 pré – molares e 12 molares, sendo que, os últimos 04 molares são conhecidos como dente do siso. Os dentes caninos (escolhidos para este estudo) possuem a forma de cone e sua função é a de perfurar os alimentos, sendo por isso, os mais pontiagudos e mais compridos. O dente canino é muito diferente do incisivo lateral maxilar, no que diz respeito á cor, á forma, á largura, ao comprimento e ao contorno. Ele é o dente que completa a forma da arcada dentária, determinando o contorno da boca, mantém a harmonia e a simetria da relação oclusal, além de suportar, devido à anatomia da sua raiz, os movimentos de lateralidade e a carga mastigatória Muitas vezes, os dentes caninos podem aparecer inclusos ou impactados, necessitando de tratamentos odontológicos e/ou ortodônticos. Os dentes inclusos são aqueles que, quando chega a época