Suporte basico de vida
Para início de estudo
Nesta unidade, na seção 1 você terá contato com conteúdos inerentes às definições de termos importantes para o desenvolvimento da disciplina, seguidos de conteúdos sobre a avaliação inicial da vítima e a verificação dos sinais vitais, parâmetros utilizados na avaliação das condições da vítima. Na seção 2 serão apresentados os conteúdos referentes à avaliação da cena e às normas de biossegurança no ambiente pré‑hospitalar.
Seção 1 – Avaliação inicial da vítima
A recuperação das vítimas portadoras de um mal‑estar súbito no ambiente pré‑hospitalar está diretamente relacionada com a rapidez, o conhecimento e as habilidades do socorrista para o reconhecimento das situações de risco de vida que requeiram atendimento imediato. Medidas intempestivas no atendimento de suporte básico de vida podem contribuir para o aumento dos índices de morbimortalidade.
Leigos, na ânsia de ajudar e por falta de conhecimentos e habilidades relacionadas aos primeiros atendimentos à vítima, podem contribuir para o agravamento da situação, inclusive com danos irreversíveis. Uma das possibilidades para reverter esse quadro é:
primeiramente, o investimento na prevenção de acidentes; e, em seguida, o investimento na educação voltada para o preparo de leigos no atendimento de primeiros socorros e suporte básico de vida no ambiente pré‑hospitalar, com o objetivo de compartilhar conhecimentos, com mais uma parcela da população, contribuindo para salvar vidas e minimizar os índices de morbimortalidade.
De acordo com o Ministério da
Saúde, morbimortalidade é o impacto das doenças e dos óbitos que incidem em uma