Suporte basico a vida
As potencialidades de recuperação das vítimas portadoras de um mal estar súbito crescem em relação à rapidez com que as situações de urgências/emergências são reconhecidas e adequadamente tratadas. Medidas intempestivas no atendimento de suporte básico de vida podem resultar em aumento dos índices de morbimortalidade. Populares leigos, na ânsia de ajudar e também por falta de conhecimento específico, relacionado ao suporte básico de vida, ao tentarem prestar socorro à vítima, podem contribuir para o agravamento da situação, inclusive com danos irreversíveis. Uma possibilidade de reverter esse quadro é a educação voltada para este tema, como é o caso da disciplina de Suporte Básico da Vida, que tem o objetivo de compartilhar, com mais uma parcela da população, conhecimentos que podem contribuir para SALVAR VIDAS!
O que é emergência?
Implica sempre em situação crítica que pode ser definida, de modo abrangente, como aquela em que a vítima entra em desequilíbrio de suas funções vitais, por enfrentar agressões, internas ou externas, ao organismo. Também pode ser definida como a situação que resulta em drástico transtorno à saúde ou em súbita ameaça à vida, que exige intervenção imediata para evitar complicações graves ou mesmo a morte da vítima. Exemplos: hemorragia arterial, parada cardiorrespiratória, afogamento.
O que é Urgência?
É uma situação em que a vítima apresenta disfunções sérias que necessitam de intervenção, avaliação e atendimento, embora não imediatamente. A situação de urgência coloca em perigo a saúde da vítima e pode evoluir para uma emergência. Exemplos: desmaio, fratura simples fechada, crise hipertensiva entre outras.
Sabe-se que os traumas em geral e/ou qualquer outra situação que leve ao mal estar súbito, por exemplo, podem causar a morte da vítima antes que a mesma tenha acesso a uma unidade de urgência-emergência. Por isso, a abordagem deve iniciar, quando necessário, no local e, ter