suporte basico de vida
SISTEMA DE EMERGÊNCIAS MÉDICAS
CONCEITUAÇÃO
É um serviço de emergência que presta assistência pré-hospitalar a situações traumáticas e clínicas agudas ou súbitas, transporte para hospitais ou qualquer outro transporte de vítimas com lesões ou condições que impossibilitem de fazê-lo por conta própria.
OBJETIVO
A função dos serviços de emergência médica é prestar tratamento a quem necessite de intervenção médica de urgência, tendo por objetivo estabilizar o paciente e atingir um nível de cuidados minimamente satisfatório, de modo a poder transportar a vítima em segurança para a próxima etapa no processo.
Aproximadamente 70% das mortes por trauma, afogamento, doenças cardiovasculares e cerebrais ocorrem antes da vítima chegar ao hospital. Muitas dessas mortes podem ser evitadas se as vítimas forem rapidamente atendidas por uma equipe treinada em “Primeiros Socorros” ou Atendimento Pré-Hospitalar (APH), que dê inicio imediatamente aos procedimentos de Suporte Básico de Vida (SBV).
INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO ACIONAR O SEM:
1- Local de ocorrência do evento (com pontos de referência, se possível);
2- O número do telefone do qual você está falando;
3- O que aconteceu no local (acidente de trânsito, queda, afogamento ou outros);
4- O número de vítimas envolvidas no acidente;
5- Condições das vítimas;
6- Quais as medidas que já foram instituídas.
TIPOS DE AMBULÂNCIAS
TIPO A: REMOÇÃO
Veículo destinado a simples remoção em caráter eletivo de pacientes sem risco de morte. Tripulado por um Motorista e um Téc. em Enfermagem.
TIPO B: UNIDADE DE SUPORTE BÁSICO (USB)
Veículo destinado ao transporte inter-hospitalar de pacientes com risco de morte conhecido e ao APH de pacientes com risco de morte desconhecido não classificado como potencial a ponto de necessitar de intervenção médica. Tripulado por um Motorista e um Téc. em Enfermagem.
TIPO C: RESGATE
Veículo de APH de vítimas de acidentes ou que estejam em