Cistos odontogenicos
.
Os cistos odontogênicos são comuns na clinica, já os tumores odontogênicos, são lesões incomuns.
• Cistos Odontogênicos.
Com raras exceções, no osso, cistos limitados por epitélios são observados somente nos maxilares.
De acordo com a sua origem, os cistos odontogênicos são sub-classificados em de desenvolvimento e inflamatórios. Os cistos de desenvolvimento são de origem desconhecida e os cistos inflamatórios resultam de inflamação.
• Cistos de Desenvolvimento:
Cisto dentígero (Cisto Folicular)
O cisto dentígero é definido como um cisto que se origina pela separação do folículo da coroa de um dente incluso. É o tipo mais comum de cisto de desenvolvimento. O cisto dentígero envolve a coroa de um dente incluso e está unido ao dente na junção esmalte-cemento, aparentemente, ele desenvolve-se pelo acumulo de liquido ente o epitelio reduzido do esmalte e a coroa do dente.
- Características clínicas.
Mais frequentemente eles envolvem os terceiros molares inferiores. Outros locais relativamente freqüentes são os caninos superiores, terceiros molares superiores e segundos pré-molares inferiores. Os cistos dentígeros raramente envolvem os dentes decíduos inclusos. Ocasionalmente, estão associados com dentes supranumerários ou odontomas. Eles são, com mais freqüência descobertos em pacientes entre 10 e 30 anos de idade. Há uma ligeira predileção pelos homens, e a prevalência maior é nos brancos do que nos negros. Os cistos dentígeros pequenos são, com freqüência, totalmente assintomáticos e descobertos apenas por exames radiográficos de rotina ou quando são feitas radiografias para determinar a razão da falta na erupção de um dente. Os cistos dentígeros podem aumentar consideravelmente de tamanho e os cistos grandes podem estar associados à expansão indolor do osso na região afetada. Lesões extensas podem causar assimetria facial.
- Características Histopatológicas.
No cisto dentígero não-inflamado, a cápsula de