ccih
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar tem como objetivo manter os índices de infecção nos valores considerados aceitos pelo Ministério da Saúde, seguindo rigorosamente normas e portarias específicas da Vigilância Sanitária, promovendo ações de prevenção às infecções. Mantendo assim a qualidade dos serviços oferecidos à população e segurança de seus pacientes.
Na Fundação Altino Ventura, a comissão realiza visitas diárias, acompanhando o atendimento ao paciente no pré e pós-operatório com fichas de vigilância.
Inspecionando também as condições de trabalho de todos ambientes do hospital como o centro cirúrgico, emergência, farmácia e atendimento ambulatorial, bem como também nas áreas de apoio como o serviço de higiene hospitalar e realizando auditorias nos prestadores de serviço como lavanderia e laboratório.
O trabalho de controle não envolve apenas a comissão, mas toda equipe do hospital.
O que é infecção hospitalar? É toda e qualquer infecção que tenha relação com o período de internação ou com os procedimentos hospitalares recebidos pelo paciente, e que se apresente durante o período de internação ou mesmo após alta.
Causas de Infecções hospitalares: As causas da Infecção Hospitalar são: esterilização e desinfecção inadequada dos artigos e equipamentos, quebra nas rotinas de limpeza do hospital, quebra dos procedimentos de rotina da enfermagem e médica.
Educação continuada na CCIH
A partir de um processo humanizado, enfermeiros, médicos e funcionários participam de treinamentos dinâmicos nos quais aprendem como proceder corretamente em cada situação específica, a fim de eliminar os riscos de infecção.
São atribuições da CCIH:
- Busca ativa dos casos de infecção;
- Investigação dos casos de infecção, acompanhamento do paciente;
- Emissão de parecer sobre produtos desinfetantes/esterelizantes a serem usados no hospital, baseados em portarias vigentes editadas pelo Ministério da Saúde;
-