CCIH
O trabalho tem como objetivo ampliar o nosso conhecimento quanto à CCIH – controle de infecção hospitalar- e também sobre as infecções em si, desde as possibilidades de aquisição da infecção hospitalar, os meios de transmissão, e a importância da CCIH nesse contexto.
Abordaremos A CCIH quanto ao seu histórico, competência e objetivos, como também a importância do enfermeiro no trabalho de prevenção de infecções hospitalares, e a importância de lavar as mãos. De antes mão sabemos que a CCIH se tornou obrigatória em todos os hospitais e a profissão se tornou mais valorizada na pratica social de enfermagem por estar à frente e ter um dos principais papéis dentro de uma CCIH determinando então uma nova visão e controle de qualidades baseados em conhecimento científico, exigindo-se assim uma equipe profissional qualificada e atualizada e tendo como conseqüência o crescimento no numero de pessoas interessadas diretamente ou indiretamente nos estudos da enfermagem, consolidando uma importante área, e configurando-lhe significativo grau de autonomia e especificidade.
Através da Professora Maria Tereza Magalhães que sabiamente esta passando todo o seu conhecimento sobre a matéria de microbiologia e imunologia, iremos explanar todos esses itens acima relatados.
CCIH – COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
Iremos abordar a seguir o que vem a ser infecção, infecção endógena e comunitária, infecção hospitalar, já que sucede a este problemas a origem e objetivos da CCIH que logo a frente estará sendo abordada.
O que é infecção?
Infecção é uma doença que envolve microrganismos (bactérias, fungos, vírus e protozoários). Inicialmente ocorre a penetração do agente infeccioso (microrganismos) no corpo do hospedeiro (ser humano) e há proliferação (multiplicação dos microrganismos), com conseqüente apresentação de sinais e sintomas.
Estes sinais e sintomas podem ser, entre outros: febre, dor no local afetado, alteração de exames laboratoriais,