ccccc
A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos (que dele participam).
As instituições são conservadoras por essência, quer seja:
A família, a escola, o governo, a polícia, ou qualquer outra instituição, elas agem fazendo força contra as mudanças, pela manutenção da ordem.
Instituições familiares
A família é a primeira e mais importante instituição social à qual o indivíduo faz parte, e de suma influencia na sua formação.
Como instituição, refere-se à orientação e à regulamentação das relações de parentesco, da procriação e da transmissão dos componentes interpessoais básicos da sociedade.
No seio da família o indivíduo é orientado, recebendo a educação, os valores e principalmente a ética, princípios indispensáveis para que o mesmo seja capaz de se desenvolver com solidez de caráter e honestidade na sociedade e em outras instituições, como a escola, que depois da família é o segundo meio social mais determinante na formação cívica das pessoas.
Os principais tipos de família são:
a monogamia
(união de um homem com uma mulher),
a poligamia
(união de um homem com duas ou mais mulheres),
a poliândrica
(união de uma mulher com dois ou mais homens).
Instituições escolares
A educação constitui uma instituição universal pelo fato de que em todas as sociedades é necessário garantir a transmissão das normas, dos valores, dos símbolos e das crenças.
Educação tribal e educação moderna.
Instituições econômicas
As atividades econômicas são institucionalizadas à medida que são explicadas por crenças, legitimadas por valores e reguladas por normas.
Assim, em todas as sociedades, para a produção, a circulação, a distribuição e a troca de bens, existem crenças, valores, normas e