causas das migraçoes
Os motivos que levam os migrantes a deslocarem-se podem ser de ordem natural, económica, política, religiosa, étnica, etc.
Naturais – a ocorrência de catástrofes naturais como sismos, vulcões, inundações ou secas prolongadas podem ser um factor de abandono de determinadas áreas provocando movimentos migratórios. Sãodisso exemplo a saída de muitos açorianos para os EUA e Canadá, nos anos posteriores à erupção dos Chapelinhos em 1957, ou a deslocação de muitos milhões de africanos e sul-americanos que, para fugir às secas prolongadas, se viram obrigados a procurar novas paragens.Económicas os maiores contingentes migratórios devem-se essencialmente a razões de ordem económica. A forte pressão demográfica que se faz sentir particularmente na áreas de menor desenvolvimento conduz a taxas de desemprego elevadas e trabalhos mal remunerados. Políticas - a inexistência de liberdade e a repressão de alguns regimes políticos podem provocar a migração de pessoas para as áreas onde a democracia e as liberdades fundamentai sejam respeitadas.Religiosashá áreas onde a perseguição religiosa é uma realidade, provocando grandes movimentos migratórios .Étnicas - as rivalidades étnicas são outras das causas do movimento de populações pois são frequentemente expulsas dos locais onde habitam.
Causas e migrações
Causas das Migrações
Distinguem-se várias causas que levam as pessoas a moverem-se, onde destacamos as causas naturais, religiosas, económicas, políticas socioculturais, étnicas, turísticas e bélicas.
Causas Naturais
A ocorrência de sismos, secas, inundações ou erupções vulcânicas são as razões suficientes para motivar movimentos migratórios.
Causas Religiosas
Resultado da intolerância religiosa para com o povo.
Causas Políticas
A inexistência de liberdade de expressão e a repressão em alguns regimes políticos podem provocar a migração de pessoas para áreas onde a democracia e as liberdades fundamentais sejam respeitadas.
Causas